fbpx

Saúde e estética podem andar juntas?

Saude e Beleza Podem Andar Juntas?

A estética ainda é desacreditada por muitas pessoas como uma área da saúde. Afinal, acreditam que cuidar da nossa aparência é apenas vaidade e não saúde, mas esquecem que a pele é o maior órgão do nosso organismo e, por isso, necessita de cuidados.

A aparência física da nossa pele é apenas uma consequência dos nossos cuidados de prevenção. Realizar a limpeza, hidratação e proteção solar são os requisitos mínimos para garantir uma pele saudável.

Quando falamos de pele, focamos mais na região facial. Afinal, o nosso rosto é o nosso cartão de visita, mas não podemos esquecer da importância do cuidado da pele corporal, que também precisa de higienização adequada, hidratação proporcional e proteção solar.

Ok, Dra. Aline, isso é o básico e já estou cansada de ler ou ouvir sobre isso. Quero saber qual a relação da estética com a saúde!

Então, vamos lá. Nossos pequenos hábitos diários são responsáveis por quem seremos no futuro e a nossa pele é um dos primeiros órgãos a dar sinais de que a nossa rotina está colocando o nosso organismo em desequilíbrio. Cito abaixo exemplos comuns:

Pele Acneica e Oleosa – desequilíbrio hormonal que pode estar ligado à ingestão desproporcional de açúcares, gorduras e exposição ao sol sem proteção;

Pele Áspera e/ou Seca – baixa ingestão hídrica, banhos muito quentes, exposição ao frio e ao sol sem proteção;

Gordura localizada – desequilíbrio hormonal que pode estar ligado à ingestão desproporcional de calorias acima do gasto de energia, gerando acúmulo de gordura local, perceptível ao olho nu.

Consegue entender a importância de cuidar desse órgão? Consegue perceber quais sinais que a sua pele está te dando para que você tenha um autocuidado? Se não, continuo abaixo:
Se ingerimos mais açúcares, geramos o processo de glicação da célula. Isso significa que induzimos a degradação do colágeno de forma precoce, o que se demonstra através das linhas de expressão. Além da pele, corremos sérios riscos de adquirir diabetes.

Se ingerimos mais gorduras (principalmente as saturadas), geramos uma produção exacerbada de sebo na pele, o que se demonstra através de acnes ou do brilho exagerado que causa incômodo. Além da pele, corremos sérios riscos de adquirir doenças cardiovasculares e hepáticas.

Se nos expomos muito ao sol, ao frio, ou a banhos muito quentes, removemos os óleos naturais da pele, afetando a produção de colágeno e elastina. Além disso, nos colocamos em risco de adquirir um câncer de pele.

É explícito como muitos da nossa rotina e dos nossos maus hábitos estão ligados diretamente à nossa alimentação e à nossa pele, que nos entrega sinais de que está ocorrendo falhas no nosso autocuidado. Por isso, fazer um tratamento estético com um acompanhamento nutricional é essencial para um cuidado integral, mudando o seu organismo de dentro para fora.

Claro que os exemplos citados acima são de possibilidades que estão relacionadas aos nossos hábitos diários, mas você consegue compreender que a estética está inteiramente ligada à saúde?

Quando dizem que o nosso corpo dá sinais, esqueceram-se de mencionar que a nossa pele também dá sinais e que cuidar dela é ter a compreensão de que precisamos cuidar de nós, não só fisicamente, mas sim por inteiro.

Por isso, estética também é saúde.

WhatsApp Agende sua consulta agora X